Minilipo é a lipoaspiração de pequenas porções de gordura realizada no consultório com anestesia local, menor custo e sem tempo de recuperação. No entanto, este procedimento, também conhecido por lipolight ou lipoaspiração tumescente, não é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina, uma vez que a resolução n° 1.711 que regulamenta a lipoaspiração limita sua realização a salas cirúrgicas, independente da extensão da área a ser lipoaspirada.
A lipoaspiração é realizada por uma pressão negativa originada por aspirador cirúrgico ou seringa que suga a gordura por agulhas sem ponta denominadas cânulas, introduzidas por cortes de cerca de 4 milímetros na pele. O procedimento pode variar segundo a utilização ou não de solução infiltrativa tumescente, cânulas que vibram em alta frequência (vibrolipo), que emitem ultrassom (lipoaspiração ultrassônica) ou ainda raio laser (lipolaser) para ajudar a destacar o tecido adiposo e facilitar a aspiração. De maneira geral há uma preferência pela utilização da lipoaspiração infiltrativa, as demais variações ainda carecem de estudo, demonstrando-se até agora pouco eficazes e até arriscadas.
Independente da nomenclatura a lipoaspiração é uma cirurgia e como tal pode apresentar complicações. Para prevenir e minimizar qualquer adversidade, a lipoaspiração deve ser realizada em centro cirúrgico hospitalar sob a supervisão de médico com registro de especialista em cirurgia plástica, mesmo que seja utilizada apenas anestesia local. Embora o pós-operatório da lipoaspiração em pequenas áreas seja mais simples, é preciso uma internação mínima de 12 horas para garantir que tudo ocorreu conforme o planejado e poder agir com rapidez caso necessário.
Existe ainda uma versão não invasiva da lipoaspiração denominada hidrolipo que combina a aplicação de soro ou água destilada com ultrassom sem aspiração de gordura. O inchaço causado pelo soro tem a função de afinar a membrana das moléculas de gordura deixando-a mais frágil para serem quebradas pelas ondas de ultrassom. O processo prevê a eliminação natural da gordura pelo organismo.
Por razões de segurança, a Clínica Leger realiza apenas a lipoaspiração infiltrativa. Saiba mais sobre os riscos da lipoaspiração.